Leitores são os construtores da cultura




Olá!
Vamos de dicas essenciais para a vida gloriosa dos leitores?

Não é preciso ser um expert para saber que o Brasil é um país de poucos leitores. E os "não-leitores" estão em toda parte, desde o ambiente escolar, onde nem sempre são fisgados pelo gosto da leitura, até aquele seu colega de trabalho, amigo, ou mero desconhecido. É para os "não-leitores" a lista de hoje em que tento esboçar algumas dicas para quem ainda não se tornou um leitor habitual, uma lista abrangente sem limitações de gostos ou idade. Se você não é um leitor e quer se aventurar num cenário de glória do mundo literário, parabéns, este já pode ser o início de um bom caminho. No entanto, continue conosco, pois vamos o certificando de que você realmente é um bom leitor, e que nós, do mundo literário estamos muito felizes por isso. 


 Não se sinta forçado:
É muito comum se tentar forçar o hábito da leitura em alguém. Este é um processo que muitas vezes vem desde a escola. No entanto, tudo o que nos é infligido, soa como castigo, como penalização. Por isso, caso você esteja começando a pensar se tornar um leitor porque alguém disse que é preciso, não o faça. Todo leitor precisa entrar no mundo da leitura de forma espontânea, por isso é importante que você faça isso quando estiver pronto.

Dica de erótico:

O Marquês Devasso é um romance de época erótico, com reviravoltas na trama do começo ao fim. Certamente é aquele tipo de livro que não te deixará em paz enquanto não chegar na última página. O que este livro não é - aquele romance hot que só possui cenas de sexo sem uma trama consistente. Não direi que não possui cenas quentíssimas, direi que além delas, ele também tem aquela sensação de quero muito mais o tempo todo. Divirta-se... 


Do que você gosta?
Essa é uma pergunta fundamental a ser feita. Antes de começar ler um livro é preciso escolher um título. E isso é algo muito mais tranquilo quando você conhece seus próprios gostos. Portanto pode lhe ajudar bastante antes de escolher uma leitura, você fazer uma lista com temas que atraem sua atenção. Pesquise na internet os lançamentos através dos gêneros, tenho certeza que no meio de tantas dicas, você há de encontrar aquele queridinho literário que se tornará seu xodó. 

Dica de fantasia:
Se você é do tipo de leitor que curte uma série, As Amazonas das Montanhas possui quatro livros que vem deixando os leitores arrepiados. O tema é fantasia, porém há romance, e tudo parece rolar em um mundo paralelo, que não dá ao certo para determinar a época, mas isso também não importa, pois você entra no clima da trama e não consegue mais sair do mundo da fantasia e aventura criado por Marih Macar. 


Escolha a leitura de acordo com seu gosto:
Parece óbvio, mas não é. Muitas vezes o leitor iniciante acaba tendo medo de escolher suas leituras, e de certa forma se torna refém de indicações de amigos, da lista de mais vendidos, ou da "tia da biblioteca". A não ser que a pessoa conheça muito bem você, é provável que apenas seguir indicações possa causar o desencontro de sentimentos através de uma leitura que não fala muito sobre seus gostos. Por isso, principalmente no início de uma vida de leitor é fundamental a escolha de livros que falem de assuntos que te atraiam. por exemplo, um jovem que sonha ser policial, certamente irá se encantar lendo thrillers policiais. Mas se no fundo ele quer ser um cientista, quem sabe obras de ficção científica possam ser mais atraentes.


Dica de romance:
Esta é uma obra que fala sobre como o reencontro de duas pessoas perdidas no tempo e nas consequências da vida podem transformá-las, e como que juntos podem afastar os demônios do coração e do passado? É a celebração de um amor quente e inevitável, escrita de um modo avassalador, para quem gosta de ser tocada devagar e continuamente. 


Trate a leitura como lazer:
Assim como a leitura não pode ser forçada, quanto menos se enxergar o hábito de ler como uma necessidade, mais íntimos vocês se tornarão. Pense no momento de leitura como uma atividade de lazer a qual se é possível dedicar, ao menos inicialmente, alguns minutos de seu dia, pois tudo que fizemos com prazer tem a probabilidade de se arraigar rapidamente em nosso cotidiano.


Dica de drama:
Alana começou a ter que encarar a vida adulta muito cedo, por motivos graves teve que assumir a responsabilidade pela sua família e por isso acaba tomando uma decisão em um momento de desespero, o que a leva a conhecer Muralha, que não é uma pessoa muito boa e acaba mudando completamente a vida da menina, deixando tudo de cabeça para baixo. A obra mostra que Mostrar que o amor pode ser construído também em tempos difíceis, que ser paciente é a chave para conseguir quaisquer coisa, que nem sempre as coisas vão ser fáceis, que grandes amizades e relacionamentos podem vir de pessoas que não esperamos e se tornar uma das melhores coisas da nossa vida, e que superar sempre será a decisão certa para tudo.

Escolha um bom local:
Todo leitor tem seus próprios rituais durante a leitura, no entanto principalmente no começo de sua vida como leitor procure um ambiente calmo para sua leitura, evitando interrupções ou muito barulho, já que é muito provável que um leitor inciante possa ter um pouco mais de dificuldade em se conectar completamente com a trama, e caso sua leitura se dê em locais de muita interferência é possível que ela remeta à leitura todo o desconforto de um local inadequado.

Dica de thriller:
Sua dor, amor, medo da verdade e medo de perdê-la novamente. Os sentimentos se misturam a todo momento, afinal, o mesmo amor que dá sentido à vida pode te destruir.
A cada nova descoberta Gael percebe que ele precisa aprender mais sobre ele, seus limites e a capacidade de administrar sua dor. Afinal, quando o amor passa a ser uma opção, qual caminho seguir?
O que foi real no relacionamento e o que foi mentira?
Uma ilusão é sempre ruim?
Algumas pessoas que entram em nossas vidas deixam marcas profundas e eternas.


Não comece pelos livros
O hábito da leitura é como um anzol que nos fisga pela vontade de estarmos sempre ampliando nossos horizontes. Se você é um dos que tem medo de começar a leitura por causa da grossura da lombada de um livro, não é problema algum começar a se identificar com a leitura de textos em outros formatos, como gibis, jornais, revistas, e hoje em dia em meios eletrônicos cada dia mais populares que que podem te familiarizar com o mundo das letras. Até mesmo nos celulares é possível estar lendo bons livros hoje em dia. 

Dica de sobrenatural:
A mensagem que o livro quer passar é sobre a tolerância com nossos semelhantes, que apesar de sermos tão diferentes, temos as mesmas emoções, sentimentos que nos fazem sofrer e lutar pelo o que acreditamos, e  isso nos torna tão iguais uns com os outros, que mal sentimos as diferenças. O livro nos remete a acreditar que somos capazes de lutar por nossos sonhos sem destruir os sonhos dos outros, e que o livre arbítrio existe para todos, somos os responsáveis por nossas próprias escolhas, sejam ela boa ou ruim. 


A internet está aí para te ajudar:
Houve uma época que diziam que a internet acabaria com os livros. Estavam errados, a internet é um bom meio para você buscar informações, ler, compartilhar experiências, e ir muito além de postagens nas redes sociais. Aliás, até para os fanáticos por livros tem rede social. Use a web como ferramenta para iniciar sua jornada pela leitura, certamente ela tem muito no que lhe ajudar e esclarecer.




Nenhum comentário