Dicas para Escritores Iniciantes!

Olá leitores!

Algum dia na vida já se perguntaram " e se eu escrever um livro?".
 Já sonhou com suas obras impressas por aí ou entre os mais vendidos nas plataformas digitais? Hoje temos dicas que podem te ajudar a realizar esse sonho.


1. Leia muito e de tudo

Não tem como alguém escrever um conteúdo inovador e de qualidade sem repertório e bagagem cultural. E para obter essa carga de conhecimento é preciso ler – e muito!

Escritores iniciantes devem ler de tudo: romances, biografias, ficções, revistas, blogs e até bula de remédio se for preciso!

É interessante que a leitura seja rica e diversificada para que você tenha contato com os mais diferentes gêneros e amplie seu vocabulário. Dessa forma, você não só terá convívio com bons escritores, mas também com os maus. E acredite: você aprenderá muito com os dois.

A leitura também melhora a escrita na medida em que você assimila estilos diferentes, aprende novas formas de relatar um assunto e expande sua gramática e vocabulário.


DICA DE LEITURA: 

Obra: Aventuras e desventuras de Benjamin James
Gênero: Narrativo
Público dirigido: Infanto-juvenil e adulto
Em breve pela Editora Ella


Trecho:
Toda criança ganha um bichinho de pelúcia quando pequena e o trata como se ali existisse vida real. Essa magia cessa quando percebemos que por mais que amemos nossos bichinhos imaginários, eles não interagem conosco e nem nos olham com aquele olhar de interrogação e constante tentativa de saber mais a nosso respeito.

2. Escreva muito


Além de ler, é imprescindível que você também escreva um pouco todos os dias, pelo menos. Afinal, o exercício de escrita é fundamental para quem está pensando em escrever um livro!

Ao contrário do que muitos pensam, não existe essa história de dom ou inspiração.

A boa escrita é fruto de técnica, muito exercício e dedicação. Ou seja, para que você tenha uma escrita de qualidade, é preciso que treine e escreva da melhor forma que puder, sendo honesto com você mesmo e buscando sempre se aperfeiçoar.



DICA DE LEITURA: 

Obra:  O Corpo
Autor: Welis Couto
Em breve pela Editora Ella

Trecho:

Olhei para aquele corpo à minha frente e não queria acreditar no que via. Ainda há pouco ele tinha vida, não muita, é verdade! Respirava, compreendia-me e inquiria-me com seus olhos resolutivos. Bastaram alguns instantes para que a vida se apagasse. Não completamente, ao que me parece. Talvez, por simples teimosia ou descabida pretensão, ainda presencio vida naquele corpo.

3. Comece aos poucos


Um dos principais erros dos escritores iniciantes é dar passos maiores que as pernas. Não queira escrever uma trilogia logo de cara: dê um passo de cada vez e comece por histórias curtas. Nesse sentido, os contos são uma ótima opção para quem está começando.

Com eles você terá espaço para se conhecer melhor e entender seus erros e dificuldades. Treinando bastante e aos poucos, você pode desenvolver histórias mais complexas e mais longas — até a hora em que conseguir escrever um romance completo.

DICA DE LEITURA: 

Obra: Contos Criminais - Labirinto de Marie Claire
Autor: M Rosal
Gênero: Suspense Policial
Em breve pela MODO Editora

Sinopse: 

Richardie Claiven é um rapaz solitário que não tem conhecimento do seu passado, juntamente ao trauma citado do dia 17 de março de 1996, quando aconteceu um suspeito acidente de carro envolvendo seus pais, ele e outra criança.
Claiven trabalha para a modelo Marie Claire Florefree, uma mulher extremamente fria e autoritária. Richardie é cegamente apaixonado pela modelo. Seu mundo começa a desmoronar (outra vez) quando recebe uma ligação anônima de um homem afirmando indiretamente ter assassinado o seu amor platônico; às pressas, Claiven vai à mansão Florefree, e encontra o corpo da sua amada literalmente carbonizado, e a única coisa concreta que se encontra na cena do crime é uma carta de um indivíduo intitulado Labirinto T-S.

4. Pense sobre o que será sua obra


Procure sempre escrever sobre aquilo que você gosta e que seja coerente com o seu mundo. Independentemente de qualquer moda, busque estar alinhado ao que você é e ao que você realmente pensa e acredita.

Dessa forma, antes de sair escrevendo sobre tudo o que vem à cabeça, pense no que sua obra será, qual seu significado e o sentido que ela terá. Somente depois disso faça um esqueleto, tendo bastante claro qual serão o começo, o meio e o fim da sua história.

É claro que você não precisa ser muito rígido, mas uma história bem contada precisa ser estruturada de forma coerente e completa.


DICA DE LEITURA: 

Obra: Psicossomático
Autora: Lidia Carvalho
Gênero: Poesia
Em breve pela MODO Editora

Curvas
Vesti minhas curvas e saí pra rua, ignorando os olhares
andava com elas, as agitava, suava
me encolhia pra caber em lugares onde preferiam fingir que eu não estava
voltei da rua, tentei despir as curvas
evitando meu próprio olhar
evitando a mim.

5. Escreva com segurança e confiança


Escreva sempre de forma convicta e determinada, não tendo medo de errar. Afinal, o erro é inevitável e não tem problema nenhum cometê-lo.

Os erros são fundamentais para a construção de uma carreira sólida na escrita. Eles apontarão (nem sempre da melhor forma possível) em que você precisa melhorar e farão com que você evolua, mude de opinião e aprenda com suas falhas.

É evidente que não é fácil escrever um livro. Os escritores iniciantes vão encontrar muitas dificuldades que precisam ser superadas, além de muita paciência até perceber que as coisas estão de fato dando certo. Porém, com o planejamento e a orientação adequados, a escrita ficará mais segura, fluida e interessante.

DICA DE LEITURA:

Obra: Serapium
Autor: Quelvis Oliveira 
Em breve pela Editora EllA

Trecho:

Historiadores ligados
ao museu britanico descobrem uma pista que pode levar ao paradeiro
do que pode ser a maior descoberta arqueológica da historia, um pergaminho com escritos de alguns dos mais famosos personagens da historia tais como tales de mileto, Alexandre o grande, Sócrates, Copérnico, Galileu entre outros mas
eles não estão sozinhos nessa busca.

Esperamos que tenham gostado das dicas, nos vemos em algum livro!
Seja um autor assessorado: assessoriadrianavargas@gmail.com









Nenhum comentário